Carros impossíveis: disrupção no mundo automóvel

Uma nova exposição, patente até 15 de Março de 2020 no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, Califórnia, revela os olhares vanguardistas de Rem D. Koolhaas e Joey Ruiter ao mundo das duas e quatros rodas.

'Disruptores', assim é designada a instalação artística, é a visão radical destes dois projectistas, formados em moda, arquitetura e 'design' industrial, sobre a indústria automóvel, mas sempre de um ponto de vista funcional.

O 'Lo-Res Car Sculpture', inspirado num Lamborghini Countach, é a fantasia a três dimensões de Koolhaas sobre um automóvel impossível. Já Ruiter, com a sua 'Moto Undone', conceptualiza uma mota que ficou por acabar.

Outros exemplos futuristas de transporte, concebidos por Ruiter, compreendem carros rectangulares, 'skates' em fibra de carbono e um 'buggy' totalmente desconstruído.

Koolhaas dirigiu também a sua atenção para objectos vulgares do dia-a-dia, como óculos de sol e pulseiras, mostrando o seu talento para conceber peças de moda não convencional.

Adoptando os princípios fundamentais do reduccionismo, quer Rem D. Koolhaas (sobrinho do arquitecto com o mesmo nome), quer Joey Ruiter fazem uma abordagem minimalista a objectos convencionais, obtendo resultados fora do comum.

Os dois 'designers', através das suas instalações artísticas, conseguem mostrar as barreiras que os actuais meios produtivos colocam nas suas conceptualizações binárias de produção (forma vs. função), custos (tempo vs. dinheiro) e recursos (trabalho vs. materiais).

Em destaque